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BPO Financeiro

BPO Financeiro

  • Administração de Contas a Pagar e a Receber
  • Cadastro de Clientes e Fornecedores
  • Conciliação de Contas
  • Gestão de Aplicações Financeiras
  • Gestão de Fluxo de Caixa
  • Gestão de Orçamentos
  • Abertura de Contas Bancárias
  • Reportes Financeiros

 

O que significa BPO financeiro

BPO Financeiro é uma solução de terceirização da gestão financeira para empresas.

A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio: uma tendência global de transferir áreas administrativas para empresas terceiras.

Logo, o BPO Financeiro diz respeito especificamente à área de finanças, que passa a ser gerenciada externamente atuando como um dos pilares de apoio à tomada decisão. 

E ninguém melhor do que a empresa contábil para assumir a gestão financeira de seus clientes e oferecer um serviço completo, aproveitando a proximidade com as contas, patrimônio, fluxo de caixa e realmente conhecendo como o seu negócio funciona.

Por isso, cada vez mais escritórios e contadores oferecem o BPO Financeiro como parte de seu portfólio de serviços premium e ajudam empresas a manter as finanças não só em dia, mas trazendo uma visão de futuro da viabilidade do negócio.

Essa oportunidade surgiu com o avanço da visão de contabilidade consultiva, que posiciona o contador como parceiro estratégico da empresa e abre espaço para expandir os serviços para um financeiro que classificamos como estratégico. 

Além disso, os empresários vêm buscando soluções que os ajudem a se focar mais no core business (atividade principal) do negócio. Dessa forma, podem terceirizar atividades importantes, mas secundárias como a gestão financeira, que passa a ser tocada por contadores especialistas na função.

Como saber se o cliente precisa do BPO Financeiro

Existem alguns sinais claros que indicam a demanda por uma solução de BPO Financeiro por parte de seus clientes. 

O primeiro deles é a ausência de uma equipe ou profissional interno dedicado à área financeira, no caso de empresas com pessoal reduzido e estrutura enxuta. 

Outra evidência é a dificuldade em manter um processo de gestão financeira eficiente, muitas vezes porque o próprio gestor não tem tempo ou interesse na área.

E outra evidência é quando a empresa começa a crescer e a estrutura de gestão financeira deixa de acompanhar, seja por ausência de processos, seja por equipe inadequada, tornando assim a avaliação dos resultados uma verdadeira agonia.

Como resultado, a empresa pode ter problemas como erros constantes nos registros e movimentações, falta de informação sobre a saúde financeira do negócio, multas e penalidades por atrasos em pagamentos e descumprimento de leis — e até ocorrência de fraudes.

Por fim, se o seu cliente ainda faz todo o controle financeiro manualmente e sem qualquer sistema adequado, o BPO Financeiro pode ser a melhor solução para otimizar processos e melhorar os resultados.

Serviços de um BPO Financeiro

Os serviços de BPO financeiro devem ser adaptados à realidade e necessidades dos seus clientes.

Um caminho interessante é criar planos e pacotes com opções de personalização, para atender todos os perfis e garantir uma remuneração compatível com a demanda de cada empresa.

Também importante conhecer o mercado de BPO Financeiro em que deseja atuar, já que esse conhecimento qualifica o atendimento e o faz ser um especialista de nicho.

Confira alguns serviços inclusos.

Gestão do fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa é um dos serviços essenciais do BPO Financeiro, que permite acompanhar de perto as entradas e saídas diárias, semanais e mensais e, com isso, perceber lacunas financeiras a fim de apoiar formas de superá-las.

Assumindo o apoio à gestão financeira, você consegue fornecer informações relevantes sobre a posição do desempenho financeiro do negócio, fazer projeções e identificar oportunidades, além de alertar sobre uma possível necessidade de crédito e de riscos à viabilidade econômica.

Gestão de contas a pagar e receber

Outra função do BPO Financeiro é cuidar das contas a pagar da empresa, fazendo os registros e até mesmo agendando pagamentos no internet banking para o cliente autorizar.

No caso das contas a receber, a tarefa é lançar os próximos recebimentos e, em alguns casos, emitir boletos bancários e notas fiscais.

O contador também pode ajudar o cliente a solucionar a inadimplência, alertando sobre pagamentos em atraso, além de gerar demonstrações com os principais KPIs e Indicadores Financeiros para subsidiar a tomada de decisão.

Conciliação bancária

A conciliação bancária consiste em conferir as movimentações do cliente e garantir que os saldos coincidam com a conta bancária da empresa.

Dessa forma, você pode auxiliar o cliente na segurança financeira e compliance, além de combater eventuais fraudes quase em tempo real. 

Análise de crédito

análise de crédito pode ser acrescentada ao BPO Financeiro para proporcionar mais segurança nas negociações do cliente. 

Nesse caso, cabe a você avaliar a capacidade de pagamento pelo indicado NCC (Necessidade de Capital de Giro) e o histórico de crédito de clientes e empresas, além de cuidar da reputação do próprio cliente e, assim, ajudar na eficiência de dias financiados com capital próprio.

Gestão da documentação

Quando o BPO Financeiro inclui o serviço de gestão da documentação, o contador fica responsável pelo arquivamento e auditoria de todos os documentos financeiros da empresa.

Naturalmente, o escritório deve estar preparado para fazer todo o trabalho no meio digital e garantir a proteção dos dados confidenciais, lastreando isso em seu contrato de prestação de serviços, de olho na lei de proteção de dados LGPD.

Gestão de indicadores

Para agregar ainda mais valor ao BPO Financeiro, vale a pena oferecer o serviço de gestão de indicadores.

Basicamente, você determina e monitora KPIs (indicadores-chaves de desempenho) como lucratividade, rentabilidade e margem de lucro, ponto de equilibro e depois apresenta relatórios completos sobre o desempenho financeiro do negócio para apoiar a tomada de decisão do cliente.

Vantagens de oferecer o BPO Financeiro

Investir em soluções de BPO Financeiro traz inúmeras vantagens para o seu escritório contábil — e o ROI (Retorno sobre o Investimento) pode ser muito satisfatório. 

Veja o que sua empresa pode ganhar com isso.

Vantagem competitiva

Que empresa contábil não quer conquistar vantagem competitiva e se destacar no mercado?

Esse é um dos grandes benefícios do BPO Financeiro, que tem o poder de posicionar seu escritório com uma abordagem consultiva e diferenciar sua marca da concorrência.

Cada vez mais, as empresas vão buscar contadores que ofereçam serviços estratégicos e se aproximem de sua gestão como verdadeiros parceiros — daí a oportunidade de sair na frente. 

Aumento da receita recorrente

Outra vantagem clara em assumir a gestão financeira do cliente é o aumento da receita recorrente com a contratação do novo serviço.

Muitas vezes, o valor dos honorários do BPO pode ser ainda maior do que o cobrado pela assessoria contábil, considerando todas as responsabilidades em jogo. 

Maior valor agregado

Quando o BPO Financeiro inclui análises de indicadores, relatórios de performance e consultoria em finanças, por exemplo, o valor agregado ao serviço é muito superior.

Quanto mais domínio você demonstrar sobre os números e estatísticas, mais disposto o cliente estará em pagar mais caro pelos serviços. Por isso, conhecer em profundidade a atividade do cliente será fundamental para apoiar o seu sucesso.

Isso porque a percepção de valor do empresário aumenta consideravelmente quando se trata da gestão estratégica de suas finanças.  

Por onde começar a implementar o BPO Financeiro

Entre em contato agora com os nossos especialistas que estudaremos o melhor BPO financeiro para a sua empresa. 

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